segunda-feira, 7 de abril de 2014

Um Pouco de Conceito

Taxonomia: A definição exata de taxonomia varia ligeiramente de fonte para fonte, mas o núcleo da disciplina permanece: a concepção, nomeação e classificação dos grupos de organismos. Nas referências, três definições são encontradas nos livros didáticos. Veja, abaixo:
  • Teoria e prática de agrupamento de indivíduos em espécies, organizando as espécies em grupos maiores e dando os nomes aos grupos, produzindo assim uma classificação;
  • Um campo da ciência (e principal componente da sistemática) que engloba identificação, descrição, nomenclatura e classificação;
  • A ciência da classificação, em biologia, o arranjo dos organismos em uma classificação.
Anagênese: (ana = para cima; gênesis = origem): representa a progressiva evolução de caracteres que surgem ou se modificam, alterando a freqüência genética de uma população. Portanto, uma inovação orgânica, favorável ou desfavorável, selecionada e adaptada ao ambiente. Geralmente se estabelecem por eventos relacionados à mutação e permutação em cromossomos homólogos. 
Cladogênese:(clado = ramo): compreende a ramificação filogenética, ocasionando a ruptura na coesão de uma população, que em função de contínuas transformações anatômicas e funcionais, em resposta às condições ambientais, resultam na dicotomia (separação, neste caso em grupos) da população, estabelecendo diferenças capazes de originar clados não compatíveis.
Filogenia:Estuda as relações evolutivas entre os organismos.
Homologia: Semelhança devida a mesma origem embrionária.
Analogia: Semelhança funcional.
Apomorfia: Característica nova, derivada, evoluída.
Plesiomorfia: Característica primitiva, ancestral.



Nenhum comentário:

Postar um comentário