Formas de transmissão da Cisticercose
O indivíduo só adquire esta enfermidade ao ingerir (acidentalmente) ovos da Taenia, provenientes das fezes de outros seres humanos previamente infectados com a teníase. Ou seja, esses ovos são disseminados no ambiente (devido a falta de saneamento básico), contaminando a água, alimentos e até as mãos das pessoas infectadas (auto infecção). Com isso, a ingestão de verduras cruas mal lavadas, de água sem tratamento adequado e a falta de higiene pessoal são as principais formas de se contaminar com a cisticercose. Ou seja, a ingestão de carne suína ou bovina não causa cisticercose, pois os ovos da Taenia não estão presentes na musculatura desses animais, apenas no intestino. Vale citar que existe uma remota possibilidade de o ovo ir parar em uma carne já preparada/ manipulada, devido a más condições de higiene do local de preparo e/ou da pessoa que serviu o alimento.
Formas de transmissão da Teníase
Caso a pessoa se alimente de carne bovina ou suína mal cozida e contaminada com o cisticerco (o animal pega a cisticercose da mesma forma que o ser – humano), ela está sujeita a adquirir a teníase. O cisto ingerido eclode no estômago e fixa-se na mucosa intestinal. Com o verme adulto no intestino, o indivíduo elimina milhares de ovos, que irão contaminar pessoas e animais da maneira explicada no parágrafo anterior (causando cisticercose), fechando o ciclo de transmissão do parasita.
Em resumo, podemos citar alguns mitos e verdades sobre a cisticercose e a teníase:
A cisticercose é transmitida pela carne de porco. MITO
Conforme explicação acima, a cisticercose é transmitida através dos ovos da Taenia que podem estar em diversos lugares, principalmente na água que é usada para irrigar plantação de legumes e verduras em zonas rurais.
Vegetarianos não correm risco de pegar cisticercose. MITO
Os ovos da Taenia podem estar em diversos alimentos, principalmente em verduras e legumes crus.
A carne suína e bovina pode transmitir parasitas. VERDADE
Desde que esteja contaminada, a carne mal cozida ou crua é uma potencial transmissora de parasitas para seres humanos. Ao comer carne infectada pelas larvas da Taenia (os cisticercos) a pessoa passará a albergar um parasita adulto em seu intestino.
A cisticercose e a teníase são doenças mais prevalentes em locais precários. VERDADE
Essas doenças acometem principalmente pessoas que possuem uma condição sócio-econômica inferior, pois elas normalmente vivem sob estruturas higiênicas deficientes (sem saneamento básico, por exemplo).
Fonte: http://semvermes.com.br/noticias/artigos/cisticercose-teniase-mitos-verdades
Nenhum comentário:
Postar um comentário